O software é responsável por gerar, emitir e controlar as receitas tributárias municipais, como: Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Imposto Sobre Serviço – ISS, Taxa de Licença, Localização e Funcionamento – TLLF, Taxas Diversas, entre outras definidas em lei. Além disso, permite a parametrização dos lançamentos de acordo com a lei municipal para posterior confecção da equação de cálculo dos tributos.

Neste curso será apresentado configurações e procedimentos necessários para a realização de cobranças de tributos municipais como IPTU, ISS Fixo e TLF durante o exercício de competência.

O E&L Arrecadação de Repasses registra a produção, de todos os produtores que contribuem, através da emissão de notas fiscais, para que o município obtenha controle sobre o índice de participação no programa de repasse do Governo do Estado e Secretaria da Fazenda (SEFAZ), confrontando os dados para o aumento do índice de participação do município.

O E&L Gestão Aeroportuária foi desenvolvido para empresas aéreas que controlam e gerenciam os horários de pousos e decolagens, assim como os pagamentos do ISS e taxas de terceiros.

Sistema destinado a declaração das instituições financeiras, referente aos serviços prestados com incidência do imposto sobre serviços de qualquer natureza.

O E&L Gestão ITBI foi desenvolvido para agilizar o processo de lançamento do ITBI - Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis. Com a crescente necessidade de gerar sua própria receita, os Municípios precisam de ferramentas que, apoiadas na legislação em vigor, possam viabilizar as cobranças dos impostos e taxas municipais. 

O objetivo do desenvolvimento da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e é a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua a atual emissão em papel.
Este documento visa racionalizar e padronizar as obrigações tributárias e que deverá ser adotado progressivamente pelos municípios.

O E&L Saneamento controla todas as ligações de água e esgoto do município, este processo envolve cálculo por faixa de consumo e categoria de ligações dos clientes, manutenção parametrizada das tarifas de água e esgoto, permissão de recálculo de faturas, cobrança de taxas de serviço, emissão das contas com freqüência mensal permitindo tratar as informações de forma geral ou individual.